Muito obrigado pelo trabalho de compor esse post. Me ajudou muito na instalação do NovoSGA bem como compreender melhor uns conceitos basicos do Docker que não compreendia!!
Tutorial de instalação novoSGA 2.0.3 com Docker
- Editado
joguei meu código no site http://yaml-online-parser.appspot.com/
e ele me retornou o seguinte erro:
ERROR:
while parsing a block mapping
in "<unicode string>", line 13, column 7:
APP_ENV: 'prod'
^
expected <block end>, but found '<scalar>'
in "<unicode string>", line 17, column 32:
NOVOSGA_ADMIN_USERNAME: 'admin'
pórem continuo sem saber o que alterar...
deixei passar uma ( ' ) pra finalizar o bloco, o comando rodou, no entanto obtive outro erro
Creating novosga_novosga_1 ... error
ERROR: for novosga_novosga_1 Cannot start service novosga: b'driver failed programming external connectivity on endpoint novosga_novosga_1 (656dccd99fde2699aeb35650eeca61f35aec2ecefde3bb5252b8372274ea5aa3): Error starting userland proxy: listen tcp 0.0.0.0:80: listen: address already in use'
ERROR: for novosga Cannot start service novosga: b'driver failed programming external connectivity on endpoint novosga_novosga_1 (656dccd99fde2699aeb35650eeca61f35aec2ecefde3bb5252b8372274ea5aa3): Error starting userland proxy: listen tcp 0.0.0.0:80: listen: address already in use'
ERROR: Encountered errors while bringing up the project.
preciso de ajuda agora para solucionar esse problema, se for o caso refaço alguma informação no docker-compose.yml
tinha instalado o apache2 que estava "ouvindo" na porta 80, executei o service apache2 stop e retornei a usar o comando docker-compose up -d e o resultado obitido foi:
WARNING: The ga variable is not set. Defaulting to a blank string.
WARNING: The qL variable is not set. Defaulting to a blank string.
Creating network "novosga_default" with the default driver
Creating novosga_mysqldb_1 ... done
Creating novosga_novosga_1 ... done
mas ao colocar o ip no navegador não abre nada... desculpa o incomodo mas estou precisando fazer o novosga2 rodar aqui no estágio...
ao rodar o comando docker ps -a, obtenho:
CONTAINER ID IMAGE COMMAND CREATED STATUS PORTS NAMES
6471a2604296 novosga/novosga:latest "docker-php-entrypoi…" 18 minutes ago Up 18 minutes 0.0.0.0:80->80/tcp, 0.0.0.0:2020->2020/tcp novosga_novosga_1
7b079b2f263f mysql:5.7 "docker-entrypoint.s…" 18 minutes ago Up 18 minutes 3306/tcp, 33060/tcp novosga_mysqldb_1
ao rodar o docker-compose version, obtenho:
docker-compose version 1.23.2, build 1110ad01
docker-py version: 3.6.0
CPython version: 3.6.7
OpenSSL version: OpenSSL 1.1.0f 25 May 2017
aparentemente fiz tudo certo, mas ao colocar o ip, caio na tela do Apache2 Debian Default Page, se alguém puder me dar uma luz, aonde eu devo alterar alguma coisa, agradeço.
Error starting userland proxy: listen tcp 0.0.0.0:80: listen: address already in use
tcp 0.0.0.0:80, address already in use
fiz uma instalação em um sistema limpo e rodou certinho, tava dando erro pois tentei em cima de outro que tinha o Apache2 já instalado, por isso esse conflito da porta...
Testado e aprovado funcionando.
- Editado
Não consegui seguir o tutorial. Uso windows 10 pro. No powershell como administrador executo docker-compose up -d
com o arquivo na c:\sga
Arquivo docker-compose.yml
version: '2'
services:
novosga:
image: novosga/novosga:latest
restart: always
depends_on:
- mysqldb
ports:
- "80:80"
- "2020:2020"
environment:
# database connection
DATABASE_URL: 'mysql://novosgabase:mysql_enter@mysqldb:3306/novosgabase?charset=utf8mb4&serverVersion=5.7'
# default admin user
NOVOSGA_ADMIN_PASSWORD: '123456'
NOVOSGA_ADMIN_FIRSTNAME: 'Administrator'
NOVOSGA_ADMIN_LASTNAME: 'Global'
# default unity
NOVOSGA_UNITY_NAME: 'My Unity'
NOVOSGA_UNITY_CODE: 'U01'
# default no-priority
NOVOSGA_NOPRIORITY_NAME: 'Normal'
NOVOSGA_NOPRIORITY_DESCRIPTION: 'Normal service'
# default priority
NOVOSGA_PRIORITY_NAME: 'Priority'
NOVOSGA_PRIORITY_DESCRIPTION: 'Priority service'
# default place
NOVOSGA_PLACE_NAME: 'Box'
# Set TimeZone and locale
TZ: 'America/Sao_Paulo'
LANGUAGE: 'pt_BR'
mysqldb:
image: mysql:5.7
environment:
MYSQL_USER: 'novosga'
MYSQL_DATABASE: 'novosgabase'
MYSQL_ROOT_PASSWORD: 'mysql_root_enter'
MYSQL_PASSWORD: 'mysql_enter'
# Set TimeZone
ronaldorx você executa o comando estando no mesmo diretório aonde está o arquivo yml?
sim, vou ate o diretorio e executo o comando e da este erro.
Bom dia,
Esta rodando tudo certo aqui pelo Docker no Debian 10. Agora como eu faço para acessar o banco de dados MySQL de outro host ou até local, não estou conseguindo.
Obrigado.
Gente boa tarde, consegui instalar o docker! fiz testes em alguns casos foi direto instalou de boas, em outros fiz assim: com os comandos docker pull novosga/novosga:latest e docker pull mysql:5.7 e depois docker-compose up -d dica do lamasbr .
tive que mudar a conf pra switch linux . Mas hoje vi que falta um detalhe da hora em timezone errada ta com uma hora a mais na senha impressa! alguem tem sugestão pra corrigir via comando ou no yml um timezone da bahia por exemplo. Abraco valeu!!!!
- Editado
Você pode alterar o timezone no arquivo docker-compose.yml para America/Santiago para resolver o problema aí temporariamente. O arquivo ficaria assim:
version: '2'
services:
novosga:
image: novosga/novosga:latest
depends_on:
- mysqldb
ports:
- "80:80"
- "2020:2020"
environment:
# database connection
DATABASE_URL: 'mysql://novosgabase:mysql_enter@mysqldb:3306/novosgabase?charset=utf8mb4&serverVersion=5.7'
# default admin user
NOVOSGA_ADMIN_PASSWORD: '123456'
NOVOSGA_ADMIN_FIRSTNAME: 'Administrator'
NOVOSGA_ADMIN_LASTNAME: 'Global'
# default unity
NOVOSGA_UNITY_NAME: 'My Unity'
NOVOSGA_UNITY_CODE: 'U01'
# default no-priority
NOVOSGA_NOPRIORITY_NAME: 'Normal'
NOVOSGA_NOPRIORITY_DESCRIPTION: 'Normal service'
# default priority
NOVOSGA_PRIORITY_NAME: 'Priority'
NOVOSGA_PRIORITY_DESCRIPTION: 'Priority service'
# default place
NOVOSGA_PLACE_NAME: 'Box'
# Set TimeZone and locale
TZ: 'America/Santiago'
LANGUAGE: 'pt_BR'
mysqldb:
environment:
# Set TimeZone
TZ: 'America/Santiago'
Depois de editar e salvar o arquivo você precisa executar o comando docker-compose stop
e docker-compose up -d
para que as alterações façam efeito.
educs Para que consiga acessar o banco MySQL que subiu através de um container do Docker através de outro host (outro computador/servidor) ou localmente (que não seja de um container) é necessário externalizar a porta no arquivo docker-compose.yml, caso contrário, não vai conseguir.
Para externalizar a porta, o arquivo docker-compose.yml ficaria assim (note que estou colando somente a seção referente ao MySQL):
mysqldb:
ports:
- "3306:3306"
environment:
# Set TimeZone
Para mais informações, consulte a documentação do Docker: Compose file version 2 reference
Boa tarde, como voces fazem para acessar a triagem e o painel web depois dessa instalação via docker ?
joserf eu acesso http://triagem/ ou da pra acessar pelo ip tambem http://10.1.1.200/
lamasbr Deu certo aqui, valeu! Ainda nao entendi bem o conceito do docker container tudo isso.....